Dicas de Saúde

Informações importantes para sua saúde.

Diabetes

1- O que é Diabetes?
É a produção irregular de insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas e que é o responsável pela entrada do açúcar dos alimentos nas células e seus efeitos. Sem insulina, o açúcar fica no sangue do paciente, ocasionando diversos problemas de saúde, cegueira, infarto, derrame cerebral e até mesmo amputação dos membros.

2- Principais Sintomas do Diabetes:
Muita fome, perda de peso, tontura/visão embaçada, urina em excesso, fadiga e sonolência, dormência nas pernas, dores no corpo, lesões de difícil cicatrização nas pernas e nos pés. Se você tiver alguns desses sintomas, procure o Posto de Saúde.

3- Como viver melhor com o Diabetes:
Manter o peso normal;
Não consumir açúcar;
Diminuir preocupações e o nervosismo;
Comer mais frutas, verduras, legumes e grãos (arroz, feijão, etc.);
Praticar exercícios físicos diariamente (no mínimo 30 minutos);
Reduzir ingestão de sal na comida;
Não fumar e não tomar bebidas alcoólicas;

Seguir rigorosamente o tratamento recomendado pelos médicos.

Colesterol

1- O que é Colesterol?
Colesterol é um tipo de gordura produzido por seu fígado. Os alimentos ingeridos por você de forma exagerada pode aumentar a taxa de colesterol no seu sangue. Este excesso pode aumentar o risco de você sofrer um ataque cardíaco ou de um derrame.

2- O que posso fazer para reduzir o colesterol?
Atenção com alimentos originários do reino animal. São eles que contêm colesterol. Os alimentos do reino vegetal não contêm colesterol. Evite leite integral e seus derivados (queijos, principalmente amarelos, manteiga, creme de leite), biscoitos amanteigados, croissants, folhados, sorvetes cremosos, embutidos em geral (lingüiça, salsicha e frios), carnes vermelhas gordurosas, carne de porco (bacon, torresmos), vísceras (fígado, miolo, miúdos), pele de animais terrestres, animais marinhos (camarão, lagosta, sardinha e outros frutos do mar).

3- Cuidem-se

Infelizmente, o indivíduo só vai saber que tem doença tarde demais, quando o vaso rompe, por isso, o ideal é fazer uma checagem a cada 5 anos. Existem remédios para controlar o colesterol, mas você obterá melhores resultados com uma mudança mais significativa no seu estilo de vida. Reduzir o estresse, praticar exercícios físicos, manter a pressão arterial estável e o peso sob controle são fundamentais.

Pressão

Cuidados para manter a pressão:
Não engorde. O excesso de peso obriga o coração a trabalhar mais, o que causa aumento da pressão. É importante comer frutas e verduras no seu dia-a-dia. Evite: Enlatados, presunto, salames, mortadela, salsicha, lingüiça, carne-de-sol, maionese, frituras, chocolates e chá-mate.
Atenção com o sal. Consumir muito sal (mais de uma colher de chá por dia) facilita o aumento da pressão. Procure trocar o sal por temperos como orégano, louro, alho, cebola etc. E não esqueça: Enlatados contêm muito sal.
Não fume. Cigarro e saúde não combinam nunca, ainda mais se o fumante for hipertenso.

Atenção com o álcool. Qualquer tipo de bebida alcoólica aumenta a pressão, além de prejudicar o tratamento, debilitar o organismo e pôr em risco seu trabalho. Controle o colesterol. O colesterol alto favorece o acúmulo de gordura nas veias que levam sangue ao coração, aumentando a pressão e o risco de infarto.


Sem nervosismo. A irritação só piora a condição de uma pessoa com pressão alta. Procure levar a vida com mais calma e tranqüilidade, vivendo feliz juntos dos amigos e familiares

O desenvolvimento do bebê. É muito importante brincar!!

Aproximadamente entre os 14 e aos 20 meses seu bebê poderá aprender outra importante atividade motora: correr.
Algumas vezes, logo depois de caminhar, o bebê já começa a correr. Isso acontece porque o movimento rápido pode ser mais fácil para ele do que caminhar devagar

Lembre-se da importância de deixar um espaço seguro para o exercício de suas habilidades, tanto na fase inicial quanto mais tarde, após ele dominá-la.

Descobrindo as coisas: Estimule-o a explorar o meio ambiente. Deixe que ele mesmo busque e pegue os brinquedos. Demonstre sua satisfação com s tentativas dele.

Por que a brincadeira é tão importante para o bebê?
O desenvolvimento motor será diretamente estimulado e desenvolverá também outras áreas como a cognitiva, sensorial e emocional. Possibilitará prazer e diversão para vocês dois.